Tony Cruz
Biografia
António Máximo Cruz, nascido a 11 de Maio de 1936 na Freguesia de Santa Luzia, começou a carreira artística em Câmara de Lobos, no 'Riba-Mar'. Já mais tarde no 'Hotel Savoy', onde, assiduamente, actuou durante 45 anos, Tony Cruz interpretava para os turistas composições da época (1958) e de Nat King Cole, músico e cantor americano por quem tinha grande admiração.
Elogiado pelo público de diversas nacionalidades Tony Cruz seria, posteriormente, convidado a actuar na Austrália, Inglaterra, Alemanha, Suécia e Venezuela, países onde, a exemplo de Max e Gabriel Cardoso (também de saudosa memória), prestigiou a Região. E, ao que consta, foi por diversas vezes convidado a fixar-se no estrangeiro. No seu percurso artístico o cantor, cuja carreira está pormenorizada no livro 'Noites da Madeira' de Vítor Sardinha e Rui Camacho, gravou dois LPs (discos de 33 rotações) oito singles e ainda o CD 'Madeira Sunshine', lançado a 28 de Agosto de 2001 numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Hotel Savoy. Já antes (1989), o Governo Regional prestou-lhe uma homenagem no Teatro Municipal Baltazar Dias. E mais tarde atribuiu-lhe a 'Estrelícia Dourada' pelo reconhecimento do trabalho realizado no exterior na promoção da Região Autónoma da Madeira.
João Carlos Abreu, na altura secretário regional do Turismo e Cultura, na cerimónia de apresentação de 'Madeira Sunshine', destacou que "a família, a música e a Madeira" eram os três vectores que, no seu entender, "regiam a personalidade humana e artística de Tony Cruz".
O falecimento do cantor e músico, aos 68 anos, aconteceu no dia 4 de Junho pelas 00h05min no Hospital Dr. Nélio Mendonça.
